Terrorismo em Cabo Delgado: Papa transfere bispo de Pemba para diocese brasileira

Terrorismo em Cabo Delgado: Papa transfere bispo de Pemba para diocese brasileira

O Papa transferiu o bispo de Pemba, D. Luiz Fernando Lisboa, para a diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim, concedendo-lhe ainda o título honorífico pessoal de arcebispo. O anúncio foi feito hoje em comunicado, pela sala de imprensa da Santa Sé.

 

O missionário brasileiro, natural do Rio de Janeiro, de 65 anos de idade, é membro da congregação dos Passionistas, onde se formou, tendo sido enviado para Moçambique em 2001. O Papa Francisco nomeou-o bispo de Pemba a 12 de junho de 2013.


D.Luiz Fernando Lisboa destacou-se, nos últimos anos, na defesa das populações da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, alvo da violência de grupos que se declaram ligados ao Estado Islâmico.


O bispo esteve com o Papa no último dia 18 de dezembro, no Vaticano, antes de seguir para o Brasil, por motivos de saúde. A Diocese de Cachoeiro, no Estado do Espírito Santo, leste do Brasil, encontrava-se vacante desde 7 de novembro de 2018. A Conferência Nacional de Bispos do Brasil reagiu a esta nomeação com uma nota divulgada online.

 

“Enaltecemos a sua presença missionária como bispo em Pemba, diocese situada numa região marcada pela guerra que já causou a morte de mais de 2 mil pessoas e mais de 500 mil deslocamentos. Especialmente em Cabo Delgado, alvo constante de ataques. Destacamos também a sua contribuição à Conferência Episcopal de Moçambique, servindo-a como secretário-geral e coordenador do Departamento Social”, refere a CNBB ao novo arcebispo.


Por sua vez, a Conferência Episcopal de Moçambique disse, também em comunicado de imprensa, estar agradecida ao Papa “por nos ter dado (…) este grande missionário do Brasil como Bispo da nossa querida Diocese de Pemba”.


“Queremos também agradecer a Sua Excelência Reverendíssima Dom Luiz Fernando Lisboa pelo abnegado trabalho pastoral realizado entre nós (…), mesmo em tempos e situações tão difíceis”, afirmou a Conferência Episcopal de Moçambique.

Referir que para o lugar de Dom Luiz Fernando Lisboa, o Papa Francisco nomeou o Dom António Juliasse Ferreira Sadramo, actual Bispo Auxiliar de Maputo. (agencia.ecclesia.pt & Carta)